Psicóloga Clínica Cláudia Leal

O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma.

Abraham Maslow

O que lhe posso oferecer

O ritmo acelerado das nossas vidas faz-nos esquecer algo fundamental, o nosso bem estar.

relacao

RELAÇÃO

Uma terapia que ajuda a estabelecer um terreno mais profundo para uma relação saudável.

relacao

SAÚDE MENTAL

Melhore o seu foco, alivie o stress e a ansiedade e desenvolva criatividade.

relacao

SENTIMENTOS

Obtenha um melhor nível do seu bem-estar e da capacidade de gerir sentimentos.

relacao

CONFLITUOSO

Uma visão inestimável do conhecimento de reduzir o conflito na relação.

relacao

DEPRESSÃO

Se a sua depressão está impedindo-o de viver a sua vida, não hesite em procurar ajuda.

relacao

RELAXAMENTO

Concentre a sua atenção na calma e aumente a sua consciência pessoal.

relacao

MEDITAÇÃO

Aprenda a lidar com emoções e sentimentos difíceis usando estratégias saudáveis. 

relacao

JOGOS MENTAIS 

É crucial entender como evitar que outros joguem tais jogos consigo.

TODOS OS SERVIÇOS
D​ra Cláudia Leal

Bem-vindo

O meu objetivo é criar um ambiente confortável e seguro, onde trabalharemos para alcançar os teus objetivos.

Sou licenciada pela Universidade do Minho, com pré-especialização em Psicologia da justiça e com Especialização na abordagem Cognitiva-Comportamental. Exerço a minha actividade profissional há mais de 10 anos.

Ofereço serviços de Orientação Escolar, Vocacional e Profissional; realizo avaliações psicológicas a crianças e adultos, terapia individual, terapia de casal e intervenção em diversas situações, construindo com cada paciente um caminho para a melhoria das suas condições de vida.

dra claudia leal

20

Anos de experiência

faq

O que devo saber acerca da primeira consulta?

A primeira consulta é uma das etapas mais cruciais de um processo de consulta psicológica, pelo que existem alguns pontos dos quais o cliente deverá estar consciente.Se estiver confiante de que os elementos de que dispõe acerca de um determinado psicólogo vão de encontro aos seus critérios de escolha, então está pronto(a) para efectuar o primeiro contacto (idealmente por telefone). Embora possa estar a sentir-se nervoso(a) durante esta conversa inicial com o seu terapeuta, esta é uma valiosa oportunidade para avaliar a clareza e fluidez da conversa, o tipo de comunicação entre ambos e a sensação com que ficou deste primeiro contacto. Não se esqueça que é a você que cabe a escolha, e não ao psicólogo.

O que é a Psicoterapia / a Consulta Psicológica?

Psicoterapia é uma das muitas modalidades de intervenção do psicólogo. Ela tem por objectivo, não só a resolução dos problemas psicológicos apresentados pelo cliente, mas também a promoção do conhecimento que o cliente tem de si próprio e a promoção do seu desenvolvimento.Existem várias modalidades de psicoterapia, nomeadamente:
Terapia Individual
Terapia Grupal
Terapia Familiar
Terapia de Casal (ou Conjugal)
Regra geral, e apesar de todas estas modalidades sempre postas em prática na actualidade e em função das problemáticas apresentadas, pode-se dizer que a Terapia Individual é aquela que evidencia maior protagonismo, uma vez que tem uma herança teórico-técnica que favorece o desenvolvimento deste tipo de modalidade psicoterapêutica.Com um processo psicoterapêutico pretende-se ajudar o cliente a lidar com as suas dificuldades e problemas, assim como potenciar os seus próprios recursos e promover o desenvolvimento de competências que lhe permitam, no futuro, lidar com problemas semelhantes de formas mais funcionais. Trabalha-se, portanto, ao nível da melhoria da qualidade de vida do indivíduo.Num processo psicoterapêutico, um psicólogo recorre a diversas estratégias, técnicas e actividades para explorar a situação que é sentida como problemática pelo cliente, a sua história de vida e as suas características psicológicas, de forma a obter uma melhor compreensão do indivíduo e das suas experiências. Essas estratégias, técnicas e actividades servirão também para fomentar a mudança e desenvolvimento psicológicos.Uma condição necessária para o sucesso deste processo é o estabelecimento de uma relação segura, apoiante e empática entre o psicólogo e o cliente. É esta relação que oferece as bases para o estabelecimento da comunicação, a qual será orientada por intermédio de diferentes estratégias e encaminhada em função de determinados objectivos pelo psicólogo.

A Psicoterapia é mais do que “conversar”?

Algumas pessoas costumam afirmar “Porque há-de a psicoterapia ajudar-me? Estou sempre a falar dos meus problemas com amigos, e falar não altera nada”. É muito bom termos amigos que estão disponíveis para nós e prontos para nos escutar. Mas se conversar com os amigos não resolve o seu problema, poderá ser que o tipo de conversa ocorrida seja apenas isso: “conversa”. Ao contrário, a natureza da “conversa” ocorrida no contexto da psicoterapia está embrenhada num processo mais profundo de auto-conhecimento e mudança pessoal. Conversar é apenas “a ponta do iceberg” onde ocorre o processo mais profundo. A “fala” ou “conversa” é apenas a componente óbvia do processo, ocorrendo muito mais que isso ao nível cognitivo e emocional.Apesar da troca de palavras ocorrida entre cliente e psicólogo possa parecer a forma mais óbvia de comunicação, na realidade a terapia pode oferecer uma experiência muito mais rica do que uma mera troca de palavras e conselhos.Os pensamentos e sentimentos partilhados pelo cliente e as técnicas utilizadas pelo psicólogo são, contudo, muito menos importantes do que a relação terapêutica construída em conjunto. Porque a relação estabelecida com o terapeuta é essencial para a eficácia do processo, é muito importante que o cliente encontre um técnico com o qual consiga estabelecer uma ligação segura e confortável, um técnico que o faça sentir-se ouvido e compreendido.

dra claudia leal

Horário

Segunda a Sábado
Entre as 10:00 e 20:00 horas

Para que possa responder ao seu contacto com a maior brevidade possível, através do número de telefone ou do e-mail.

Caso não consiga atender, por favor, deixe uma mensagem com o seu nome e número de telefone, que entraremos logo em contacto consigo.